Para estes povos nativos, o respeito à vida é o principal valor é tão sagrada. A ganância, ganância e acumulação de riqueza, são comportamentos que estão fora sua visão de mundo da vida. Tão antiga quanto as florestas primárias são aquelas comunidades. E seu destino, ele é ligado à fragilidade dessas florestas. Aqui é descrito muito sucintamente, o estilo de vida dos principais comunidades indígenas em seus respectivos ambientes.
Os povos indígenas da Amazônia
Os povos indígenas das florestas da América do Sul Altiplano
As terras altas da América do Sul é um dos territórios que concentra uma alta população de comunidades indígenas. Cerca de 25 milhões são estimados, distribuídos em mais de 100 grupos étnicos. Dos quais 10 milhões são dependentes das florestas. Na Argentina e no Chile, os Mapuche de Huitrapulli; o Pehuenche vivem em florestas de araucária no Vale do Chile Quinquen; Wichi ou cidade no norte da Argentina. Tradicionalmente, esses povos têm sobrevivido graças à riqueza natural da floresta que habitam. Além disso, essas florestas são a base da religião, espiritualidade e cultura
Ele também destaca a Aymara, o que representa uma população de cerca de 4 milhões de pessoas no subcontinente. Falante Quechua com uma população atingindo 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Os Atacameños, cuja visão de mundo, expressar uma relação profunda e intensa interação com a natureza, especialmente com água, uma vez que é uma sociedade de cultura deserto. O Collas, onde a sua cultura está ligada à cosmovisão do mundo andino, com base em um conhecimento profundo da flora e da fauna que vivem com eles, nas zonas de montanha.
Outros grandes grupos étnicos: Huanuco, Ashaninka, chamicuro, Culina, Machiguenga, Nomatsiguenga, Yine, shawi, Shiwilu, Harakmbut, Bora, Huitoto, Ocaina, Achuar, Awajun, Kandozi, Wampis, Jibaro Amahuaca, Capanahua, Cashibo-Cacataibo, kaxinawa, Mayuruna-Matse, Nahua, Sharanahua, Shipibo, Conibo, Yaminahua, Capanahua, Cashibo, Cacataibo, Kaxinawá, Mayuruna-Matse, Nahua, Sharanahua, Shipibo-Conibo, Yaminahua, Yagua, as pessoas Ese Ejja, Orejon, Secoya, Kukama, Kukamiria, Arabela, Iquito, Tikuna, Urarina, Jaqi, Tupi Guarani Chiriguano, Izozeño, Guarayos, Siriono, Yuqui, tapieté, Guarasug'we, Chiquitano, Mojeño, Baure, Tacana, Esse Ejja, Cavineño, Araona, toromonas, Cayman, Mosetenes, Mataco Noctene, Chipaya, nitrato, Iruito, Ayoreo, Chacobo, Yaminahua, spadefish, Itenez, Yuracaré, Movida, Cayuvaba, Canichana, Lecos.
Os povos indígenas da América do Norte
Atualmente a população indígena das florestas boreais da América do Norte são divididos, com base em critérios linguísticos em dois grupos: no oeste e norte estão concentradas em torno de 30.000 Athapaskan, e no leste e sul estão localizados perto de 100.000 algonquianos. No Alasca atingir entre 6.000 e 7.000 Athapaskan, menos da metade do que manter as respectivas línguas; os mais numerosos (cerca de 2.200) são os koyukons, vivendo na bacia Koyukuk, um afluente da margem direita do Yukon, e na bacia média dos últimos, e os seus vizinhos pelo NE, o Kutchins ou "Gwich'in "totalizando 2.600 dividido entre o Alasca i Persones território de Yukon canadense. O Kutchins são a mais setentrional do Athapaskan e possivelmente melhor preservar as suas tradições e língua.
A taiga canadense Athapaskan, são estimados em cerca de 30.000, que se estende entre o território de Yukon e NW., Por um lado, e as províncias vizinhas de British Columbia, Alberta, Saskatchewan e Manitoba, por outro. No território de Yukon habitada entre 3500 e 4000 e os mais numerosos (cerca de 1.500) são os tutchones, que vivem na SW desta área, eo Gwich'in mais ao norte, na província de British Columbia vivo sekanis, o tahltans, transportadores, o Chilcotins, uma fração dos castores, a maioria dos quais vivem em Alberta, e uma parte da kaskes e tagishos, que também habitam a região sul do território de Yukon; juntos, eles são um pouco mais de 6.000 pessoas. Na área montanhosa de NW encontrar os tanaines, os tananes, o Gwich'in (também eram chamados de "cruzados"), o Han, as tahitans e lebres. O Gwich'in, cujo nome significa etimologicamente, "povo", constituem um grupo de tribos distintas, principalmente através do seu território.
Outro grupo cuja língua nativa pertence à família Nadene são o Haida. O Haida residente nos Queen Charlotte Islands de British Columbia e Prince of Wales Island no sudeste do Alasca e estão estimadas em 5.000 pessoas.
Entre os povos de língua de Algonquian, encontramos diferentes grupos de ocidentais pensam são distribuídos ao leste e ao sul dos rios Escravo e Athabasca, e em uma ampla área do que é hoje Manitoba, leste do lago Winnipeg e até mesmo baías Hudson e James, plantas vivas e os Ojibwa pensar. Outro grupo importante são "a ne-enoilno pessoas perfeitas. Atualmente são cerca de 7.000 pessoas que vivem em nove reservas Quebec.
Inventário das corridas mais importantes do subcontinente, destacamos a Achomawi, Accohannock, Apache, Aravacos, Cherokee, Cheyenne, Dakota, Yaqui, Tarahumara, Catawba, Chinanteca, Comanche, Crows, Creek, Hopi, doninhas, Inuit (esquimós) Iroquois, Lakota, Lenape, Pawnee, Pipiles, Miami, moicanos, Mojave, Navajo, Blackfoot, Pottawatomie, Seminole, Shawnee, e Sioux.
Tribos de Alaska: Afognak, Kuqa, Akiachak, Akiak, Akutan, Alakanuk Alatna, Aleknagik, Algaaciq, Allakaket, Ambler, Anaktuvuk, Yupiit de Andreafski, Angoon, Aniak, Anvik, Árctico, Asa'carsarmiut, Atka, Atqasuk, Atmautluak Vila de Afognak, Alaska.
Os índios americanos em suas crenças nativas mostrar uma base muito importante do respeito ao meio ambiente natural à sua volta, a natureza que lhes permite sobreviver e eles fazem parte. De acordo com este conceito religioso, não havia limites entre o mundo dos seres humanos, animais e plantas. Reverenciar um "pit pai" e "mãe terra", que ajudou a explicar a ressurreição anual da natureza. Todos os povos da taiga acreditava na existência de "mestres" espíritos animais, opinião que lembram Inuit (cosmogonia dos Inuit). Assim, por exemplo, é respeitada, especialmente o urso, o respeito que se manifesta com os festivais dedicados a ele e a matança ritual.
Os povos indígenas nas selvas do Sudeste da Ásia
Os povos indígenas da África Central

A maior concentração de povos indígenas da África, que vivem na Bacia do Congo. Tudo dependerá do futuro das florestas. Os dois principais grupos são os Bantu Ocidental (que representa mais de 400 grupos étnicos melanoafricanos povos e suas principais grupos étnicos são o Fang, Baquba, Baluba, Lingala, Bakongo, Hutu, Baganda, Kikuyu, Tongas, Bechuanas, Herero, Swazi , Sotho, Zulu e Xhosa) e os chamados pigmeus (Estima-se que os pigmeus Babongo e Babinga constituem 10% da população da sub-região, 300.000).
Os povos indígenas das florestas europeias
Outro grupo étnico major são o Komi (cerca de 24.500 pessoas) que residem principalmente na República de Komi na parte europeia da Rússia eo resto em outros distritos da Federação. Também as Yakuts, que são mais de 250.000, o Evenk (mais de 30.000), o khantis (22.000), o Ainu (16.500), o Mansis (pouco mais de 8.000), os Selkups (3500) e (TFE Cerca de mil pessoas). Mais a leste, na região de Archangelsk e da República de Komi, viver os Nenets são uma comunidade que equivale a 30.000 índios e Komis para 7000. Os Nenets habitam a região polar da Europa nordeste e noroeste da Sibéria. Seu mundo é a tundra e floresta-tundra, uma região gelada com muitos rios e pântanos.
Os lapões são os últimos povos indígenas da Europa. Eles vivem no norte da Escandinávia e partes da Rússia. Como os Nenets, a cultura é marcada pela criação de renas, caça e pesca. A floresta oferece iguarias como cogumelos, chá de casca de bétula, frutas, mel, nozes e numerosas plantas medicinais. Criação de renas, mas foi modernizado, continua a ser o núcleo de sua cultura. Timber e busca por matérias-primas ameaçam a base da vida Lappish: a floresta.
Os povos indígenas da taiga siberiana
Estas florestas também são o lar de povos indígenas. O mais representativo desses povos indígenas são o Nanai, que habitam as margens do rio Amur na região de Khabarovsk. Sua população é estimada em 20.000 pessoas.
Durante séculos, o Nanai ou "moradores" têm lá suas áreas de caça e pesca. A temporada que determina o que é eo que é a caça. E a pesca é uma rica fonte de alimento. Tradicionalmente, as peles de peixe feita sapatos e roupas. Outros povos indígenas são a Ulchi, vivendo nas mesmas áreas de rega do rio Amur. Sua população é estimada em 4.000 pessoas. Atualmente, seu habitat e sobrevivência de sua cultura estão ameaçados pelo impacto ecológico sofreu seu habitat ancestral. Sua visão de mundo compartilhada, é o culto do naturaleza.Lenin Cardozo | http://lenincardozo.blogspot. com/


No hay comentarios.:
Publicar un comentario