Powered By Blogger

martes, 6 de enero de 2015

Povos do Norte: Inuit ou esquimós


Inuit que vivem na tundra do norte do Canadá, Alasca e Groenlândia na bacia de margens Rhavbrok Bersático para o mar e uma estreita faixa da costa da península de Hayes, no noroeste da Groenlândia, entre Cape York sul e norte Etaht. Abrangendo mais de 8.000 quilômetros de extensão. Estima-se que habitam nesta região cerca de 150.000 pessoas. O desenvolvimento de uma vida nômade, seguindo a migração dos animais que caçam, dentre os quais podem ser destacados caribus, ursos, baleias e focas. A partir destes e de outros animais tomam todas as possíveis peças para comida, abrigo, e construir casas e ferramentas de caça. Caça às focas ea pesca que lhes permitam obter alimentos, mesmo no rigoroso inverno no Ártico.

Esta aldeia original tem as suas origens na Sibéria, no nordeste da Ásia. Eskimo-Aleut seus ancestrais cruzaram o Estreito de Bering e também se estabeleceram na América do Norte. E estima-se que foi por volta de 1000 que surgiu na cultura Alaska Thule, origem do povo Inuit, que rapidamente se espalhou para o leste até sobre a região do Ártico. O Inuit atingiu Groenlândia em 1300, em Labrador, em 1500, substituindo a cultura Dorset em todo o território ocupado ao norte da linha das árvores Ártico, exceto Coats Island e algumas ilhas vizinhas em Hudson Bay, em que habitavam a Sadlermiut até 1903.

As teorias mais difundidas afirmam que a sua liquidação nas regiões mais frias do planeta é devido à rejeição que sofreu por índios americanos 12.000 anos atrás, quando eles vieram para o Alasca a partir do nordeste da Ásia e pelo Estreito de Bering.

Eles têm sido tradicionalmente chamado de esquimós, como um nome comum para vários povos indígenas que habitam as regiões árticas da América, Groenlândia e Sibéria. No Canadá, eles se definem como Inuit, que significa "o povo" (em inuktitut, Inuit) porque Eskimo é um termo Algonquian que poderia significar "comedores de carne crua". O singular é Inuk, que significa "homem" ou "pessoa". A palavra Inuit (esquimós) tenha caído em desuso no Canadá, onde oficialmente apenas Inuit usado. De fato, apenas em moradores do Alasca e da Sibéria ainda chamam esquimós. Em espanhol, no entanto, a palavra "Inuit" não é no dicionário.

Sua civilização é baseada na família, patriarcal, polígamo, em que todo homem tem tanto mulheres mais velhas é a sua riqueza. As crianças são muito importantes nesta civilização, porque, de acordo com suas crenças, pequenos são reencarnações de antepassados. Imagine que raramente desafiam!. Eles acreditam na existência de seres superiores que não precisam de adorar ou orar. Sua língua é o Eskimo, com quatro dialetos estreitamente relacionadas, que tem apenas substantivos e verbos e constrói em juntar partes de uma frase para formar uma palavra com muitas sílabas. Esta linguagem é semelhante ao Aleutian que varia conforme a região. Mas entre eles pode ser facilmente compreendido, independentemente de que região são. Eles têm uma extensa literatura oral, baseado em poemas épicos e músicas ..

Fisicamente, eles são muscular, bem proporcionado e tem pernas curtas. Os homens medido em média, 1,60 metros e 10 centímetros mulheres menos. Suas faces são largas e planas, com as maçãs do rosto proeminentes. O nariz é reto, bastante longo e estreito e, muitas vezes aquilino. Seus crânios revelam uma grande capacidade craniana e sua cabeça é considerada largura média. O cabelo é preto, forte e espessa, com uma ligeira tendência a enrolar. As pessoas mais velhas só tem alguns cabelos brancos e calvície é desconhecida. A barba rala sempre cera para evitar a formação de gelo sobre ele com temperaturas de congelamento, Sua pele é avermelhada ou cobre nas bochechas e amareladas tan em capas partes amareladas ou de luz do corpo. Os olhos são castanhos e não oblíqua

Para o frio das terras do norte, que não cresce qualquer planta, tudo o que você pode fazer para sobreviver é a caçar e pescar. É muito característico deles andando com cães de grande porte, que costumavam assediar barragens e para arrastar trenós, seu principal meio de transporte. Cão de trenó tem um papel importante na vida Inuit. Na neve ou gelo, uma equipe do cão puxando o qamutik, um trenó de madeira, ossos de animais, bigodes boca de uma baleia e até mesmo peixe congelado. Como o inverno é muitas vezes escassos alimentos, os homens devem viajar para perseguir focas, caribus, urso, yak e Whistler, entre outros animais que se alimentam. Cada grupo tem jeito diferente de viver. No Alasca, por exemplo, estão envolvidos na pesca do salmão, enquanto no Canadá caçar renas.

Quanto aos mamíferos marinhos, como focas e morsas caça é uma prática geral. Normalmente, os esquimós fazer a maioria dos animais que caçam, fornecendo-lhes alimentos, roupas, combustível e ferramentas. Para caçar, é muito comum neles acompanhada por cães fortes que prestam assistência e transporte para conduzir trenós. Hoje, os trenós são cada vez mais substituídas por snowmobile. No verão, eles se movem em caiaque.
Quando a caça expedições que dura vários dias, você precisa para construir casas temporárias. Como é impossível para carregar a madeira de casas permanentes, abrigos temporários devem ser construídos com um material que está em todo lugar sem dificuldade. Então, são feitos com neve. Estas casas de neve são um ícone da cultura deles, chamado de igloos, que são construções redondas construídas com blocos de gelo. Na verdade, a maioria dos esquimós não vivem neles, mas usá-los para a caça de inverno.

A palavra significa casa igloo e podem ser de várias formas, dependendo do local e da época. Embora seja verdade que há iglus construídos com blocos de gelo, muitos são semi-subterrâneo, construído de madeira e pedras e coberto com turfa. Iglus de gelo são construídos no inverno em algumas horas. Eles conseguem um grande espaço confortável aquecido pela queima de vedação de óleo e baleia. Graças à capacidade de isolamento do gelo, a temperatura é mantida. Para não afetar a temperatura com o frio lá fora, construir entradas que consistem em túneis semi-subterrâneas. Às vezes, as famílias numerosas construir vários túneis para ligar vários iglus. Cobrir o solo com várias peles de animais. No verão, o desgaste lojas da pele, que podem ser rapidamente removidas. Entre mais ao norte, grupos Inuit são os nômades, mas também construir os seus abrigos.

Cultura Inuit canadense é conhecido por seu artesanato, especialmente suas esculturas, a maioria de pedra-sabão, cuja venda é uma importante fonte de renda para muitas comunidades inuítes. No ambiente em que vivem, a temperatura média anual é inferior a 0 ° C e os invernos mais frios pode chegar a 55 graus abaixo de zero. Temperaturas violentos impede o abandono de refúgios durante muitos dias, a tal ponto que os mamíferos marinhos manter buracos respirando através de gelo. Grande parte dos habitantes da região da Ática depender destes mamíferos marinhos alimentação par e subsistência básica. Devido ao clima do Ártico fez impossível qualquer forma de agricultura e praticamente não significa produzir plantas comestíveis. Os únicos alimentos vegetais consumidos são limitados aos contidos nos estômagos de caribu mortos.

O Inuit ou esquimós ferver muito da sua alimentação em recipientes de pedra-sabão lâmpadas colocadas em gordura, eles também comem grandes quantidades de carne crua, incluindo órgãos internos. Assim, a dieta husky que contém vitaminas e sais de torque necessário nutrição humana. Para este tipo de consumo foi o termo Eskimo, fornecido pelos Algonquins (que vivem ao norte do Alasca) a partir de sua vigência eskimau foi derivado: "comedor de carne cruda"
A única água bebida é obtida para a maior parte do ano, neve ou gelo sobre vestidos grasa.Sus lâmpadas de aquecimento são baseados em peles com o cabelo para dentro e forrado de pele de urso ou raposa que as mulheres com a sua mastigar dentes e bronzeada com urina. Estas roupas são costuradas com tendões de animais.
Em geral, são pessoas muito amigáveis ​​e vivem em famílias. As crianças são altamente respeitados por serem considerados reencarnações dos antepassados. A cabeça das tribos é o melhor caçador que é responsável por liderar expedições de caça. Na sua cultura tradicional, há uma crença em forças sobrenaturais que afetam os organismos vivos e os fenômenos físicos que podem incomodar se a natureza não é respeitada. Gerentes de proteção são xamãs.

Os esquimós estão em um rápido processo de aculturação, devido a fatores como a diminuição da caça, a criação, em sites criados pelo Estado, o uso de produtos fabricados, a economia de mercado, mudança de crenças animistas pelo cristianismo, etc .No presente, a luta pelos direitos civis e terrestres, têm sido bem sucedidas. Entre eles, o que tem sido o processo mais importante de reivindicação territorial na história do Canadá, o que levou, em 1999, para a criação de Nunavut, um território novo concebida como a pátria da maior parte do Inuit do Canadá, para que o seu nome significa "nossa terra". Além disso, a fim de atender as demandas do Inuit de Nunavik região em Quebec Ártico, o governo de Quebec criou a Administração Regional Kativik, no âmbito da Convenção do James Bay e Northern Québec. No Canadá, o Inuit são representados pelo Inuit Tapiriit Kanatami.

Publicado por Lenin Cardozo Parra

Размер: Амарал

No hay comentarios.:

Publicar un comentario