Powered By Blogger

sábado, 13 de agosto de 2022

Nova tendência, usar painéis solares flutuantes nas superfícies das hidrelétricas

 


Uma proposta de governo, excepcional!!

Combinar a produção de energia fotovoltaica com a produção de energia hidrelétrica, colocando painéis solares em estruturas flutuantes em superfícies de água, é atualmente uma proposta híbrida estratégica e contundente que os governos devem considerar.

A energia solar flutuante é uma tendência mundial que vem avançando com grande sucesso.

Significativamente, embora as usinas solares flutuantes possam ser instaladas em qualquer superfície de água doce, construí-las nos reservatórios de barragens hidrelétricas ajuda a utilizar a infraestrutura de transmissão existente e reduzir os custos de construção.

Nesta modalidade de energia renovável, os painéis são montados em plataformas flutuantes ancoradas na costa ou no leito d'água. Embora 70% da superfície da Terra seja coberta por corpos d'água, a tecnologia existente não pode aproveitar as enormes oportunidades oferecidas pelos oceanos. A alta turbulência representa um desafio, pois prejudica a estabilidade do painel, embora a indústria esteja explorando maneiras de superar o problema. Além disso, como a corrosão das estruturas solares pode ser prejudicial à ecologia marinha, os pesquisadores estão tentando tornar a tecnologia mais verde. Custos de investimento inicial mais altos (US$ 0,92 a US$ 2,9 por watt, dependendo da localização e dos requisitos de tecnologia) representam outro desafio. Devido à utilização de componentes especiais como bóias/pontões, sistemas de amarração e cabos de água submersos, entre outros.

Mas nas superfícies de reservatórios ou barragens, é uma vantagem, pela própria estabilidade de seus espelhos d'água.

Projetos solares flutuantes produzem 3-5% mais energia em comparação com ativos terrestres de tamanho semelhante, devido ao efeito de resfriamento da superfície da água nos painéis. Eles também podem ajudar na conservação da água, diminuindo a taxa de evaporação das superfícies da água. Como mostram pesquisas recentes, mais água evapora dos reservatórios do que é consumida pelos humanos.

É uma proposta híbrida excepcional, pois durante o dia o sistema fotovoltaico compensa uma parte importante da demanda de energia para o reservatório ou hidrelétricas e à noite a barragem cobre a outra demanda.

Outra consideração, não menos importante: a segurança dessas instalações. Em terra, extensos hectares de painéis solares não são fáceis de monitorar continuamente, ao contrário de colocar essas plantas nas superfícies d'água dos reservatórios, a segurança está ligada à segurança do reservatório ou barragem.

Lubio Lenin Cardozo, engenheiro e ambientalista venezuelano

No hay comentarios.:

Publicar un comentario