Powered By Blogger

domingo, 19 de julio de 2015

As pinturas rupestres esculpidas em pedra Totumena Ecoturismo Parque são o lar chibchas

A palavra Totumena na língua indígena significa "Too: Desenhos - Tumena: Pedra '', com base na pedra, que nos leva de volta à antiguidade, para interpretar as representações da cultura antiga que habitavam a Serra de Perijá.

Os Arawaks e os Caraíbas foram os protagonistas das principais ondas migratórias que povoaram nosso território. A contribuição cultural destas duas famílias de línguas, foi notável e contrastantes, mesmo quando a Venezuela chegou flui outra migração importante: grupos independentes subiu ao Orinoco, Chibcha na região andina, e pequenos grupos que vieram do México como expressa características mesoamericanas entre guamonteyes, otomacos e guamos, ou jogo de bola entre os Caraíbas.

Elementos simbólicos de todas essas culturas, estão presentes nas pinturas rupestres na Venezuela, mas os problemas e custos associados com seu namoro tornou difícil estabelecer uma cronologia que pode ser associado a estas ondas culturais, que migraram através do nosso território para 15 mil anos.

Image result for piedra de totumena chiccha petroglifosPetroglifos, localizado no leito do rio apon na sua margem direita, a pedra chamada Totumena não havia sido registrado até agora. Suas dimensões são 3,50 metros de altura e 4,00 metros de largura. Glyfada tem um rosto, de frente para o rio corrente apon. Apresenta círculos concêntricos (sulco diâmetro 35 centímetros 3 cm de largura e 0,5 de profundidade.); Apenas três zoomórficas e antropomórficas figuras caneladas (:;: 3 cm de largura por 1 centímetro vala profunda, 30 centímetros de largura por 40 dimensões de altura) estão localizadas. A técnica usada para atingir era a percussão e estaqueamento.

Na Venezuela, descobrimos que os ancestrais indígenas que habitavam a Serra de Perijá, no estado Zulia, possuía um mapa das constelações. Houve correspondência entre os símbolos gravados na "pedra da mitologia" e certos conjuntos de estrelas no céu noturno. Essas constelações que foram revelando enquanto observavam o céu seria perpetuada e refletido como um testemunho da história sagrada desses grupos humanos.

Esses colonos, olhando o céu a partir de um edifício de pedra antiga, construída nas montanhas e marcou um ponto cardeal de referência onde foi estudado o movimento do sol. Os solstícios e equinócios foram definidos pelo sol quando ele está escondido nas montanhas sagradas, que o conhecimento foi essencial para definir seu calendário.

Image result for piedra de totumena chiccha petroglifos
O Chibcha eram um grupo étnico do Central e acreditava em uma primeira onda chegou durante o século VI. C. descobertas arqueológicas deixar constatação de que, inicialmente, eram grupos de pescadores e agricultores que se estabeleceram na Cundiboyacense; a esse grupo foi localizado em uma parte do território do que é hoje a Colômbia atualmente no planalto andino de Bogotá e Boyaca. Ao contrário de outros grupos da América do Sul, alcançou um desenvolvimento muito maior cultural, e são consideradas dentro do estabelecimento media de desenvolvimento cultural, em comparação com outros grupos da região. Dentro de suas expressões culturais é notável o uso de cerâmica, mitos e lendas bem preparados, caça, pesca e agricultura.Cordillera de los Andes

Postado por Lenin Cardozo 
Tamanho: Amaral

1 comentario:

  1. es un paraiso totumena en el podemos explorar, transitar por esos hermoso senderos de interpretacion,extaciarse con las maravillas que te ofrece el lugar, privilegiado a que que la camina y la observa y todo en el zulia

    ResponderBorrar