Powered By Blogger

viernes, 6 de febrero de 2015

Como fazer parques de ecoturismo ... um passo a passo

Quando se percorre as estradas da Zulia com o
"olhos de busca por parques," certamente encontrar 
 belos parques em todos os lugares.
Lenin Cardozo Parra



Em um país como a Venezuela, de modo diverso em seus recursos naturais e beleza cênica, ainda há muito para fazer e descobrir a ampliar o horizonte do turismo com responsabilidade ambiental. Em cada cidade, você pode encontrar bolsas de animais selvagens, florestas, áreas naturais que devem ser guardados de modo que eles não são envolvidos pelo crescimento da população ou curso de desenvolvimento. No entanto, a proteção necessária não deve ser um impedimento para que esses lugares são promovidos e visitou a apreciar o seu encanto e da biodiversidade. Foi quando o conceito de Ecoturismo Parque adquire significado e relevância.

Para a formação de um Parque Ecoturismo o primeiro passo é encontrar esse lugar privilegiado pela natureza, para, então, determinar a área (medida) coberto, perguntar sobre o status (propriedade) da terra, características do ecossistema, identificar e documentando a fauna e flora presentes e outras áreas de interesse. Encontrar um nome representativo, vinculado ao lugar, a sua história e dar identidade e significado para Ecopark é uma tarefa não superflua.Todo este processo deve ser com a participação de líderes comunitários na área, que são chamados a reunir, motivar e sensibilizar os residentes, estudantes e qualquer pessoa preocupada com o meio ambiente e quer se juntar o bem-estar comum. Custódios e apoiadores naturais da iniciativa são aqueles que vivem nesta área natural. Um eco-parque é também conseguir o olhar das autoridades no sentido de que o espaço. Eles acontecem ser uma espécie de ímã que vai atrair coisas positivas para esse ambiente. Os visitantes requerem infra-estrutura de serviços que a construção progressivamente raiva, como acordos com as autoridades, será dada para garantir maior segurança por ser agora um novo destino turístico.

É sempre aconselhável ter o assessoramento de profissionais da área de biologia, educação ambiental, ecologia, mas, sobretudo, é a vontade, entusiasmo, vontade de aprender ao longo do caminho e convicção de querer ser parte de uma significativa projeto que vai transformar positivamente para a comunidade. As instituições logísticas e financeiras e agências governamentais apoiar é sempre bem-vindo. Organizado sob a figura de uma associação civil ou fundação é um processo que vai facilitar recursos.Teniendo receber contribuições e gerenciar o lugar e as pessoas dispostas a trabalhar, o que se segue é projetar as características de eco-parque, instalações, que vai (calçadas, lugares, pontos de vista , sinalização, áreas de serviço, estacionamento), estrategicamente traçar os caminhos de interpretação será passeios de o visitante pelas diversas áreas de interesse. Faça uma lista de exigências e ir encontrar os recursos necessários.


Nos caminhos da Interpretação (A alma do parque é a sua trilha interpretação)

Essas estradas projetados para fornecer acesso ao conhecimento científico e recreativo e satisfatória sobre maneira natural áreas, com um impacto mínimo (o caminho deve ser um, o que é acordado, não pode ter vários). Para construir e manter trilhas exige uma abordagem conservacionista verdade para proteger o meio ambiente. A trilha deve ser capaz de se misturar com o ambiente natural, mantendo a continuidade e regularidade do caminho através da paisagem. O fim do ponto de disparo deve ser o clímax do parque, a melhor vista da rota. O visitante disse em si mesmo: valeu a pena para chegar aqui!. Você tem que tentar que esta trilha é um circuito, a viagem não é o mesmo no início, porque caso contrário desencorajar os visitantes.

Um exemplo do Caminho de Interpretação do Ecoturismo Park "Terra dos Sonhos" é detalhado.


Interpretativo Trail "Red Mangrove Forest"
Curso: 1,5 km de ida e volta (distâncias maiores visitantes cansados) .Duración Viagens: hora e meia, aproximadamente.Lugar: parque de ecoturismo "Dreamland" Capitão Chico - Santa Rosa de Agua em Maracaibo, Venezuela

Descrição
O percurso tem início na floresta de mangue vermelho Capitan Chico, nomeou hoje o parque de ecoturismo comunitário "Dreamland" de Santa Rosa de Agua. Sempre andar acompanhado por Ecoguia.
Com eles entramos na costa floresta imediatamente sentir a mudança de temperatura que produz a sombra de manguezais, o chamado mangle microclima de lá observar a flora de costa em toda a sua glória.

Neste caso, foram definidos 4 paragens onde Ecoguia vai falar em uma temas agradáveis ​​e relaxantes, como a flora, a fauna, e outros temas acordados para dar destaque a esses espaços mágicos. Internamente, o caminho da floresta será em duas seções, a primeira no continente, onde você pode ver vegetação especificado para este tipo de costa e da segunda parcela, as áreas úmidas habitadas por passeio mangue vermelho. Entre as duas seções, vamos encontrar um chover parado, a comunidade tem chamado de "Emplanado".

A eco-guia durante toda a viagem, explicou a importância da preservação dos manguezais como garante da biodiversidade das florestas costeiras.

Seguindo os passos, deve estar em conformidade grupos EcoGuide que, sob orientação, preparam o roteiro com informações e anedotas que fornecem os visitantes durante o passeio. Horários, turnos, bilheterias, uniformes devem ser definidos, entre outros aspectos relacionados com serviços turísticos.

Cerca Ecoparque também pode gerar outros serviços, como a venda de comidas típicas, lembranças, artesanato, etc.

Os esforços devem ser a promoção e divulgação de um novo espaço de ecoturismo, para os quais as parcerias com, mídia e governos regionais locais são particularmente importantes. As direções de turismo e meio ambiente do governo são algumas das portas para tocar.Una cumprimento dessas tarefa árdua, mas emocionante, o trabalho culminou área condicionado e assistência instalações turístico planejado, nossa Ecoparque estar pronto para abrir as suas portas.

Congratulando-se com os visitantes com entusiasmo e a melhor disposição para auxiliar durante a turnê será a melhor introdução; fornecer atraente, curioso, informações simples, que prevalece conscientização e mensagem ambientalista, fazer esta visita uma memória permanente e aprendizagem certamente será transmitida a outras pessoas e outros.

Sobre os sinais e Portal de Entrada

1
mais fácil melhor. De preferência, em tabelas ou pranchas de madeira reciclados. Devemos nos esforçar na porta de entrada para o parque, porque esse é o primeiro cartão. Resíduos Normalmente estes espaços são impactados, deve-se fazer um esforço supremo para limpá-lo. Tudo deve ser perfeito. Os seguintes exemplos.

Nas pontes, trilhos e calçadas

O visitante deve sentir a tranquilidade de que está no caminho certo. Pequenas pontes devem ser construídas para superar os obstáculos e corrimãos. Aqui, como portais e avisos, a criatividade não tem limites. Não há nada escrito, tudo está esperando por nossa inventividade. Desmarque esta!, Cada ponte ou gateway tem que ser melhor do que o anterior.

Em renda
A contribuição econômica para Ecoguia será por meio da cobrança de visitantes tomam ou turistas arecorrer do parque. O parque é um espaço público, mas guiatura cobrado e estes são os parques temáticos onde guiatura para ir de mãos dadas com os visitantes. Se este desânimo não acontece iria descarregar o novato guias. Preço de cobrar por pessoa: pode-se tomar como referência o custo para a entrada do Zoo da cidade.

Na directiva
Estes parques são construídos com uma equipe promotor líder ou líderes de projeto devem ser os primeiros diretores. Estes parques pode ser movida por ONGs, conselhos comunitários, prefeitos e endereços de homens e mulheres que querem deixar uma marca verde no seu tempo na terra.

Em móveis
No próximo à entrada principal e em cada parada ou local de descanso Portal deve considerar a colocação de bancos e / ou bancadas de madeira muito simples e muito firme, de modo que não há tentação de tomá-los. Você também pode substituir os assentos se pedras médias foram tomadas

No Rules
Elogio !! e deixá-lo um eco-parque para o mundo !!

Postado por Lenin Cardozo Parra
Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario