Powered By Blogger

jueves, 5 de marzo de 2015

El Zulia: terra privilegiada de pantanais, rios e pântanos

Resultado de imagen para humedales, caños y manglares en el zuliaQuanto Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma ocasião apropriada para referenciar o valor destas áreas naturais no estado de Zulia. Entendido "wetland" de acordo com a Convenção de Ramsar, como uma área de área de terra que é inundado temporária ou permanentemente, regido por fatores climáticos em constante interação com as criaturas que o habitam. É a interface entre terrestre e dos ecossistemas aquáticos e têm características de ambos, combinados de tal forma que incentivar e apoiar o desenvolvimento de alta biodiversidade.

Resultado de imagen para humedales, caños y manglares en el zulia


Biólogo Alfredo Soler, do Ministério da ecossocialismo, Habitat e Habitação ", o termo pantanal envolve uma grande variedade de habitats, a partir de ambientes pântanos, florestas inundadas e outros locais alagados como os mangues ao longo das costas tropicais, a ambientes que estão localizados logo abaixo do sul do Ártico online. Eles são comuns na presença de água, com água ou solos saturados e vegetação adaptada para molhar ou condições de inundação "; também afirma que "estas zonas húmidas têm alta produtividade biológica, a água de superfície armazenado, recarga de águas subterrâneas e de descarga, purificar a água: reter nutrientes, sedimentos e contaminantes, estabilizar os custos e controle da erosão. Além disso, conservar a biodiversidade, o abastecimento de água, reduzir o impacto das inundações, são fontes de pesca artesanal e comercial, flora e utilizável porto da vida selvagem, autorização de transporte fluvial, são centros de lazer e turismo, têm valores estéticos e espirituais ".

Resultado de imagen para humedales, caños y manglares en el zuliaO estado de Zulia é privilegiada por suas vastas zonas húmidas, com destaque para o Parque Nacional Marshes Juan Manuel de Aguas Blancas e Negras, ao sul do Lago de Maracaibo, com 269.400 hectares, onde o Catatumbo relâmpago nascidos, eo Refúgio de Vida Silvestre e Pesca Reserve Pântano O Olivitos, nordeste do Lago de Maracaibo, com uma estimativa de 26 mil hectares. O habitat de mais de 130 espécies de aves, muitas aves aquáticas, e flamingo reconhecida (Phoenicopterus ruber), dos quais tem havido até 100.000 indivíduos na época de reprodução.

Outra grande extensão das áreas úmidas da região é encontrada ao longo da foz do Río Limón, com uma área de floresta de mangue de 15.400 hectares, correspondendo a 22,9% da área total dos mangues venezuelanos. Muito importante para o turismo, ecossistemas acadêmicas e científicas mundiais de investigação.

Resultado de imagen para humedales, caños y manglares en el zuliaEsta avaliação justa dos manguezais, o Governo Regional promove a declaração como Ecoturismo Parques dos tubos principais ou canais, uma iniciativa que visa reforçar a protecção desses tesouros naturais e oferecer ao país e ao mundo o seu grande potencial para o ecoturismo. Entre os tubos de mangue destaques excepcional beleza cênica Paijana, La Enea, (Município Guajira), La Tigra (Municipio Mara), a caça e Maraca (Padilla Insular Municípios), o velho e novas tubulações de esgotos dentro do Refúgio de Vida Silvestre Vida Selvagem e Pesca Reserve Pântano O Olivitos (Município Miranda) e Caño La Maroma no município de Colombo.

Natureza premia o Zulia com a beleza das suas zonas húmidas, rios e pântanos

Postado por Lenin Cardozo
Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario