Powered By Blogger

miércoles, 18 de marzo de 2015

Zulia: Land of tremores benignas

Terremotos e terremotos são riscos naturais a que Venezuela está exposta por sua proximidade com a área de sismogeneradora (limite de placa) causada pelo contato entre a placa do Caribe e América do Sul. O movimento relativo da placa Caraíbas com respeito à placa Sul americana é de 12,7 mm / ano para tratar 86,68 'e América do Sul em relação ao Caraíbas é de 14,2 mm / ano no sentido 270,48 '.

Analisando as placas tectônicas, podemos ver que o lago de Maracaibo, localizado na placa Sul-americana, está localizado dentro de um sistema de grandes falhas tectônicas: Boconó, Oca-Ancon e Santa Marta formando um triângulo na Venezuela Ocidental e Oriental da Colômbia, influenciando a sismicidade da região devido à liberação de causar terremotos ou terremotos e tremores secundários de energia.


Contorno limite de placa para a Venezuela, onde as falhas Boconó triângulo, Oca-Ancon e Santa Marta, chamado de "bloco tectônico de Zulia" significa.

Da mesma forma e nível regional, são apresentados dentro do "bloco tectônico de Zulia", nomeado para os especialistas, outros sistemas de falhas secundárias localizadas no leito rochoso do Lago e falhas que cercam o Perijá e Los Andes, entre as quais podem ser distinguidos: Falla El Tigre, Urdaneta, Icotea, Pueblo Viejo, Valera, Trujillo, entre outros. Essas falhas têm movimentos taxa normal, reverso, transcorrente e oblíquos.

Para o geólogo Pedro Machado, "é importante notar que as características e realidade sísmica da Venezuela, estão em estudo e análise em curso por especialistas, peritos FUNVISIS (Fundação Venezuelana para Sismológico Research) e outras instituições. Actualizados registos relatórios mostram que a sismicidade no estado Zulia, localizado a oeste da Venezuela, é de baixa magnitude e intensidad.La pouco região Zulia isolado é considerado um grande terremoto, porque ele está localizado em uma área com baixa a média O risco sísmico sismicidade na região pode ser definida como benigna, considerando que não será afetada por um terremoto ou um terremoto principal. elevado para 7-8 na escala de Richter, levando em consideração o histórico existe até hoje quanto aos registros de surtos ou epicentros.

Os terremotos registrados na região estão dentro da normalidade do que tem sido a sismicidade gravado a partir da modernização da Rede Nacional de Sismologia, variando gama magnitude entre 2 e 5 graus na escala Richter. Os eventos têm sido superficial, com uma profundidade máxima de surtos (hipocentro) inferior a 100 Km.No No entanto, esta situação pode mudar, porque os movimentos contínuos e dinâmicas tectônicas podem nos surpreender. Dadas as estatísticas que fornecem previsões de um grande terremoto, máximo de 7 graus na escala, a região pode ser afetada por fortes terremotos cujos epicentros maior seria fora do estado Zulia, por exemplo, em Táchira, Mérida e Lara estados, influenciado pelo falha do sistema Boconó e estados colombianos afetados pela falha de Santa Marta.

O número de eventos sísmicos com magnitude superior a 2,5 determinado no país (de acordo com informações fornecidas pela FUNVISIS) a partir de 31/01 até à data é 31. O último tremor sentido em estado Zulia ocorreu em 04 dias deste mês em 11:51, com uma magnitude de 5,2, com epicentro localizado a 45 km de Tovar, em Mérida, a uma profundidade de 5 km, associado com movimentos de deslocamento na zona de falha Boconó . Uma consequência da liberação de energia, tremores secundários foram registrados este sismo sem consequências para as vidas humanas e danos materiais reportados até agora.

Em relação aos recentes terremotos com focos em Zulia, temos o início de janeiro deste ano, especificamente em 02 de janeiro, um terremoto de magnitude baixa registrada no estado. A magnitude do terremoto foi de 2,6, cujo epicentro foi localizado a 42 km a noroeste de Machiques a uma profundidade de 24,8 km.

As autoridades regionais estão sempre prontos e alerta a esses fenômenos naturais, agindo com responsabilidade e tomando as medidas adequadas que irá salvar muitas vidas e evitar perdas econômicas em nossa nação. Neste contexto, é adequado para atender a algumas medidas mínimas a tomar cidadãos em caso de terremotos, antes, durante e depois do evento: 

ANTES:
Pense em como você iria reagir e sua família; avaliação em detalhes os riscos potenciais que podem existir em sua casa, com os amigos, no trabalho, etc.

No que diz respeito à estrutura do edifício, avaliação, monitoramento e reforçar o status de as partes dos edifícios que o primeiro pode desalojar tais como chaminés, beirais ou varandas, bem como facilidades que podem romper-se (linhas de energia, tubulações de água, gás e saneamento).

Ensine sua família como para cortar a energia, água e gás.

Fique sobre a vacinação de todos os membros da família.

Certifique-se de chão ou de parede de tubos e bombas de gás, objetos de grande tamanho e peso, prateleiras, etc., e definir as mesas o mais baixo possível.

Tenha especial cuidado com a localização de produtos tóxicos ou inflamáveis, para evitar fugas ou derrames.

Mantenha uma lanterna e um (bateria de rádio) transistor e baterias extras para ambos; cobertores, mantas e capacetes ou chapéus para cobrir a cabeça.

Armazene a água em recipientes de plástico, e duraderos.

DURANTE

A primeira e principal recomendação é manter a calma e estendê-lo a outros.

Fique longe de janelas, de vidro, telhas, chaminés e objetos que possam cair.

Em caso de perigo, se esconder sob as ombreiras ou qualquer mobiliário sólido, como mesas, mesas ou camas; qualquer proteção é melhor do que nenhum.

Se você está em um grande edifício não se precipite para as saídas, como as escadas podem ser congestionado com as pessoas.

Não use os elevadores; a força motriz pode ser interrompido.

Se você estiver fora, ficar longe de edifícios altos, postes de energia e outros objetos que possam cair sobre ele. Vá para uma área aberta.

Se você estiver dirigindo, pare e permanecer dentro do veículo, tendo o cuidado de ficar longe de pontes, postes, edifícios danificados ou áreas desprendimientos.

DESPUÉS:

Não tente se mover de forma inadequada os feridos com fraturas, a menos que haja perigo de incêndio, inundação, etc.

Se a água ou fugas de gás, fechar as válvulas e notificar a empresa apropriada.

Faça partidas não-luz, isqueiros ou dispositivos de chama aberta, na expectativa de que pode haver fugas de gás.
Limpe o derramamento de medicamentos urgentes, tintas e outros materiais perigosos.

Não vá onde o vidro quebrado, os cabos de luz, ou objetos de metal toque em contato com os fios.

Não beba água de recipientes abertos, sem exame e passou por peneiras ou filtros correspondentes.

Não utilize o telefone indevidamente, uma vez que as linhas estão bloqueados e não pode ser usado para casos realmente urgentes.

Não andar ou dirigir em estradas e auto-estradas paralelas à praia, como pode ocorrer após um terremoto tsunamis.

Infundir a maior confidencialidade e acalmar todo mundo tem seu alrededor.

Responda aos pedidos de ajuda por parte da polícia, bombeiros, protecção civil, etc. Devemos lembrar também o seguinte:
O rádio, televisão, internet e redes sociais irá facilitar FUNVISIS informações e Protecção Civil. Prestar atenção.
Não espalhar boatos ou informações exageradas sobre a situação.

Pedro Machado, Diretor de Ecoturismo Geopark Las Piedras (Toa Island) / Lenin Cardozo
Postado por Lenin Cardozo Parra

Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario