Powered By Blogger

martes, 6 de enero de 2015

Povos do Norte: Os Aleutas


Os russos para o ano de 1741, chamados pela primeira vez, esses povos indígenas aleuta sendo os habitantes das Ilhas Aleutas. Fontes escritas têm usado o nome desde 1747, definitivamente aprovado pelos Aleutas, e nas primeiras décadas do século XX. E significa "povo da costa".

Os Aleutas são os habitantes nativos das Ilhas Aleutas, a sudoeste da península do Alasca e offshore nas Ilhas Shumagin. Desde o início do século 19 reassentadas Aleuts vivem em Commander (Bering e Mednyi) Ilhas que estão sob a jurisdição Soviética. O Distrito aleuta na região de Kamchatka foi criada em 1932. Em 1969, os Aleutas destas duas ilhas reuniram-se para viver em Nikolskoye, Bering Island.

A meados do século 18, quando Russo primeiro explorou o local, o número das Aleutas foi estimado em 25.000. O extermínio e escravidão dos nativos reduziu drasticamente seus números. De acordo com dados fornecidos pelo missionário Veniaminov I. em 1834, havia menos de 2.500 Aleutas. Em 1945, o antropólogo A. Hrolicka estimou o número em cerca de 1.400 Aleutas. No momento, acredita-se que cerca de 10.000 o número global de os Aleutas. Alguns deles são sudeste e sul do Alasca, que também é considerado território de Aleutas. Na década de 2000, havia cerca de 1.000 Aleuts que vivem nas ilhas Commander. Na parte de US Ilhas Aleutas como dados estimam que existem 6.000 (em sua maioria mestiços). eles ainda eram 35% da população local.

Antropologicamente os Aleutas estão perto da raça mongolóide Ártico.Los Aleuts acho que eles chegaram em primeiro lugar nas Ilhas Aleutas ao largo da costa do nordeste da Ásia ou Alaska, há 3.000 anos. Estudos mostram agora que as Aleutas estão associados com o tempo em que ainda havia uma ligação por terra entre a América e Ásia, ou seja, alrrededor de 12.000 anos aC ..

A linguagem aleuta pertence às línguas Eskimo-aleútes e é considerado um membro da Paleo-asiático. De acordo com a pesquisa de linguagem Aleut, pode ser dividido em três dialetos: Attu (ocidental), Atka e Unalaska (leste). As diferenças são pequenas e não impedem a inteligibilidade mútua. Os Aleutas hoje são bilíngües. Aleútes americanos falam Inglês, enquanto Aleuts asiáticos tinham sido Russified no início do século 19. Apesar de linguagem relativamente aleuta tem muito em comum com as línguas do Ártico, as diferenças gramaticais e lé

As pessoas aleútes sempre derivam sua subsistência da caça de mamíferos marinhos (focas, leões marinhos, etc) e de pesca. Em condições polares é o conjunto de tudo comestível grande atividade. Equipamentos de caça e pesca era feita de pedra, osso e madeira. As relações familiares foram caracterizados por poligamia (nos dois sentidos), dando as crianças a promover tios e troca mútua de crianças.

De acordo com a prática tradicional de pesca e caça pertence a toda a comunidade, não o caçador e sua família. As casas estavam na terra e grande. O tradicional refeição consistiu de carne de mamíferos marinhos e aves marinhas, peixes (comidos crus) e no dia Aleuts moluscos.Hoy dedicado a mink agricultura e pecuária, bem como o desenvolvimento da horticultura, bem ramos tradicionais da economia.

Os Aleutas, que foram violentamente deslocados para o comandante ilhas tiveram de se adaptar ao estilo de vida e as condições naturais locais. Lá, os Invernos são mais frios e mais neve nas Ilhas Aleutas. A parte habitada de Bering do norte é a tundra plana, e Mednyi é rochoso. Os novos meios de transporte, arnês do cão (mesmo no verão) foram introduzidas.

Hoje, a cultura popular sobrevive graças ao Museu de Lore local chamado Escola de Arte Infantil e um conjunto folclórico. Ensinar a língua aleuta das Aleutas vivendo no lado de os EUA foi retomado em meados dos anos 1970.

Сообщение от Ленина Кардосо Парра
Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario