Powered By Blogger

miércoles, 17 de diciembre de 2014

Flora e fauna da floresta boreal




Boreal floresta flora representa a maior extensão lá em coníferas Planet Earth (cobre cerca de 10% da área). Para esta condição, também chamada Northern Conífera Forest. Ele se estende da América do Norte, Europa e Ásia. Esse bioma é representado por quatro tipos: Floresta-tundra ecótono (líquenes e musgos), a floresta boreal open (líquen e abetos), o principal da floresta boreal (abeto, pinheiro, vidoeiro e Aspen) e ecótono floresta boreal (mixed- onde as agências típicas florestas de coníferas) são intercalados.

Bosque boreal
Em florestas boreais, a superfície do solo é frequentemente coberta de neve para que o chão está congelado, o que significa que as árvores têm pouca água. Coníferas tolerar essas condições são adaptados principalmente para secura. Larch (Larix laricina - Pinaceae) com a sua forma de agulha de folha caduca, é a árvore comum na floresta. Estima-se que, mesmo se houver apenas poucas espécies de árvores em toda a floresta, o lar de milhares de espécies de fungos micorrízicos que crescem em suas terras. 

Em geral, as árvores na floresta boreal são perenes quase exclusivamente agulha de folhas. As agulhas são finas e empacotado, o que lhes permite lançar neve e bloquear o vento. Eles têm uma camada de cera que ajuda a evitar a perda de água, e contêm uma seiva espessa, açucarado que impede o congelamento no inverno.

Que tem folhas agulhas longas e duras - Estas coníferas pinheiro branco (Pinus strobus Pinaceae) é destacada. Eles se alimentam de folhas caídas com a ajuda de fungos. Grandes redes de raízes de árvores de superfície são cercados por camadas destes fungos. Estendendo agulhas fungos no sentido ascendente decompor, liberando substâncias químicas que podem ser absorvidos pelas árvores.

Bosque borealO benefício fungos, recebendo outros nutrientes, eles não podem produzir diretamente das raízes das árvores. Algumas árvores boreais como Populus (Branco Spruce, Black Spruce e abeto balsâmico) têm os mais altos escalões distribuição mundial entre as espécies de árvores. (Populus tremuloides - Salicaceae) Aspen são de pocosárboles folhosas encontradas em florestas boreais.

Os fungos e musgos representam as únicas plantas que crescem sob as árvores na floresta de coníferas, enquanto líquenes Cladonia coccifera como bellidiflora Cladonia e prefere solos ácidos, crescer nas clareiras. Um fungo típico é o auriscalpium Hydnum.

A vida na floresta boreal é muito difícil para os animais durante o inverno, de modo que as aves, muitas vezes migram para latitudes mais quentes, enquanto muitos dos outros animais que hibernam. A maior parte da vida nessas florestas está escondido.

Grandes espécies animais ocorrem em quantidades relativamente baixas, e durante o inverno podem ser áreas que se assemelham a uma floresta "vazio". O número e tipos de animais que vivem na floresta boreal são influenciados por comer folhas agulhas. Estas florestas não pode manter um grande número de espécies vegetarianas nas regiões mais ao sul, as mais suaves e mais digeríveis folhas das árvores de folha larga são comidos. As agulhas são indigesta para quase todos os animais, de caribu e pequenos roedores para a maioria das aves.

Outras aves e pequenos mamíferos também se alimentam de sementes, e, muitas vezes armazenados para consumo posterior.Algunos mamíferos como roedores lemingues (ou Lemmings) pode comer tantas sementes que, em alguns anos, há muito poucos para germinar. A cada poucos anos, depois de uma invulgarmente quente ou depois que as árvores tenham tido tempo suficiente para armazenar energia verão uma invulgarmente grande safra de sementes ocorre, garantindo sementes suficientes remanescentes após mamíferos e pássaros comeram. Animais que comem sementes também ajudam muito a árvores, inadvertidamente, espalhando as sementes em grandes áreas, permitindo que as árvores estendem suas faixas.

As sementes, que são produzidos em grandes quantidades nos cones das árvores "verdes" são aqueles que sustentam os animais da floresta boreal. O "pico de cruz" ou "crossbill '(Loxia spp.), Uma espécie de passarinho, desenvolveu um pico que torna mais fácil para remover as sementes dos cones. Para conservar o calor, os mamíferos que vivem na floresta boreal tendem a ser grandes: o alce (alces alces) [o maior veado], wolverines (Gulo gulo) [a maior das doninhas], bem como as espécies maiores ptarmigan (Lagopus spp -. Grouse). Além desses animais muito grandes e visíveis, muitas dessas florestas são mamíferos e roedores, incluindo porco-espinho e esquilos, e pequenos insetívoros como moles. Algumas aves comuns são as gralhas e os corvos, além da perdiz e crossbills. Grandes bandos de aves migram para as florestas boreais durante o verão.

Os tipos de lebre pode ser extremamente numerosos na floresta boreal, embora suas populações mudar drasticamente de um ano para outro, relacionado com a quantidade de alimentos disponíveis, por sua vez, as populações de carnívoros, como o lince, variam de acordo com o número de lebres. Ambos os tipos de animais são bem adaptados às características particulares de áreas boreais: o pêlo de lebre é marrom no verão, mas muda de cor com as estações do ano e é branca no inverno tão confusa com a neve; lince tem patas muito largas que lhe permite correr sobre a neve, permitindo lebres caça. As lebres alimentam de cascas e folhas.

Durante o inverno, todas as florestas boreais do mundo têm uma aparência muito similar. Muitas espécies comuns são encontrados em diferentes continentes, e outras espécies estreitamente relacionadas têm uma aparência similar. No entanto, durante o verão muda o caráter da floresta como muitos animais migram do sul para se alimentar lá, comendo Lemmings, larvas, sementes e outros aparecem em grande número durante o breve estação quente na região.

Os animais típicos da floresta boreal são o urso pardo, o lobo, raposa, doninhas, renas, veados, alces, corujas, falcões, castores, esquilos, porcos-espinhos arbóreo. Entre os pássaros que comem conífera suportar a crossbill papagaio, crossbill comum, crossbill distribuição. Insetos que comem conífera: Caterpillar, spermotrophus mesopolobus gorgulho (habitações Hylobius), besouro gênero (Dendroctonus). Na linha de sap-sucção: alces, marmotas, lebres. De insetívoros: Pica-pau, picafollas Kirtland, carvão sibilino, real Pinzon, morcegos, musaranhos. Entre os carnívoros: urso marrom, o lince, doninha, marta, marta, wolverine e entre as aves de rapina, coruja, coruja, águia-pescadora, falcão-peregrino e falcão.

As adaptações da fauna: Adaptações de vertebrados endotérmicos ("de sangue quente") para conservar o calor a baixas temperaturas são grandes baixo da superfície, em relação ao volume, e apêndices curtos (orelhas, nariz, pés, cauda) comparado com espécies semelhantes de latitudes mais baixas. Os pássaros e os mamíferos têm uma penas ou pele isolamento bem desenvolvido, que é muitas vezes mais espessa no inverno do que no verão.

Há uma variedade de diferentes estratégias para evitar a temporada de inverno, incluindo a migração (em aves) e de hibernação (em alguns mamíferos). Alguns mamíferos terrestres que são ativos durante o inverno mudar a cor para branco nessa estação. Bem desenvolvido armazenamento de alimentos, especialmente sementes de coníferas, que são produzidos em abundância e são acessíveis aos especialistas com pico apropriado ou adaptações de dentes (por exemplo, cross-pico ou crossbills entre pássaros, esquilos vermelhos entre mamíferos ). As populações de algumas espécies são tipicamente características cíclicas no seu crescimento e declínio, seguintes predadores presa ciclos. 

Veja outros artigos relacionados

Clima de floresta boreal ou taiga
A floresta boreal ou taiga
Tundra e florestas boreais, a fronteira final
http://lenincardozo.blogspot.com/2010/10/tundra-y-bosques-boreales-la-ultima.htmlPublicadas por Lenin Cardozo

Para aprender mas lea Bosques Boreales .La corona verde del Planeta Tierra: sus pobladores, clima, fauna y flora. Un libro para sentirnos orgullosos


Este libro pretende estimular al lector hispano a conocer el maravilloso mundo boreal, tanto de sus bosques, clima como la de su fauna y pobladores. Por supuesto el tema de las auroras boreales no podía faltar. 

Poco sabemos sobre este importante tema, porque seguramente los bosques tropicales por años han eclipsado la atención mundial, sin embargo, estamos hablando  que el 30% de los bosques del mundo se encuentran en la zona boreal. 

Los bosques boreales son los  más septentrionales del planeta (la mayor parte se extiende entre los 50º y 60º de latitud norte). Este bioma aparece solamente en el Hemisferio Norte, pues en el Hemisferio Sur en estas latitudes no existen masas continentales. Son el último pulmón verde del planeta y se extiende a lo largo del norte de Canadá, Alaska, Rusia y Escandinavia, están cerca de convertirse en el próximo Amazonas. Ya que se encuentra bajo una amenaza creciente, producto del cambio climático y la presencia humana depredadora. 

En el presente, científicos y ambientalistas exigen medidas urgentes para preservar los bosques boreales y asegurar su biodiversidad, además de prevenir la pérdida de uno de los mayores sumideros de CO2 del planeta. Ellos comprenden un tercio del área boscosa mundial y un tercio del carbono almacenado. 

Estos bosques no escapan al complejo problema del cambio climático  y cuanto más indagan los científicos más variables encuentran que se deben estudiar. El clima del planeta es un sistema global, que está totalmente interconectado, así que una disfunción local puede afectar a la totalidad. Prueba de ellos, es que en los últimos años se ha comprobado que el aumento de la temperatura está matando a las coníferas al norte del Canadá. Representando una nueva variable, hasta ahora no estudiada a profundidad, en la lucha contra el calentamiento global. 

El título de este libro es Bosques Boreales la corona verde del Planeta Tierra y está dividido en tres partes: Los Bosques Boreales, Los Pueblos Boreales y La Aurora Boreal. 

La primera parte plantea y analiza los siguientes 11 tópicos: 1.- Los bosques boreales o Taiga; 2.- Clima de los bosques boreales; 3.- Flora y fauna del bosque boreal; 4.- Tundra y bosques boreales, la última frontera; 5.- CO2 bosques boreales; 6.- Alces, Renos y Ciervos, los grandes herbívoros mamíferos de los bosques boreales del Canadá; 7.- Deforestación en los bosques boreales; 8.- Efectos de la minería sobre los bosques boreales canadienses; 9.- El calentamiento global y la degradación del bosque boreal canadiense; 10.- Bosques boreales avanzan hacia el norte para protegerse del cambio climático; y, 11.- El futuro de los bosques boreales

La Segunda parte propone un acercamiento aproximativo sobre el hábitat, la cultura y costumbre de los pueblos aborígenes del extremo norte. Negados a extinguirse y con la mayor tenacidad por la supervivencia, habitan en las regiones boreales o taiga y de la tundra, uno de los poblamientos más antiguos de la humanidad. El amplio abanico de pueblos nativos que residen en esos gélidos territorios del planeta, nos confirman su gran capacidad de adaptación a estos biomas. Encontramos así: 1.- Los pueblos aborígenes del extremo norte; 2.- Los Aleutianos; 3.- Los Inuit o Esquimales; 4.- Los Dolganos; 5.- Los Nenets; 6.- Los Nganasans; 7.- Los Koryaks; y, 8.- Los Chukchis. 

Por último, la tercera parte propone reflexionar sobre ese fenómeno natural maravilloso que son Las Auroras boreales o luces del norte. Aurora Boreal es un término compuesto que tiene su origen, en primer lugar, en la diosa romana del amanecer, Aurora (Eos para los griegos); y, seguidamente, del término de origen griego, Bóreas, dios del helado viento nórdico. 

Galileo Galilei acuñó el término aurora en un ensayo que publicó junto a un alumno suyo, Guiducci, en 1616. En él, tras describir la asombrosa iluminación del cielo septentrional, concluye: "formándose así para nosotros esta aurora boreal". Tres años más tarde ofreció una explicación, equivocada, sobre su naturaleza. Para Galileo las brillantes luces eran resultado del calentamiento del aire que rodeaba la Tierra y del reflejo de la luz solar sobre la atmósfera. 

Los artículos de este libro fueron publicados a lo largo de estos últimos 5 años y han sido consultados por más de 2 millones de cibernautas, según Google. 

Con mucho orgullo publicamos digitalmente, seguro estamos que seremos parte de los libros del futuro, no más árboles sacrificados para hacer la pulpa para el papel, no más derivados contaminantes para hacer las tintas con que se escriben los libros.

Lenin Cardozo, ambientalista venezolano | ANCA24 – Hugo E. Méndez U., periodista ambientalista venezolano | ANCA24 Italia

No hay comentarios.:

Publicar un comentario