Powered By Blogger

lunes, 22 de diciembre de 2014

Meu Jirajara sangue

A etnia Jirajara, idade de ascendência árabe, cujo nome foi dado para o norte da América do Sul que prevalece no momento do primeiro contato europeu com essas populações, no final do século XV ameríndios. Esses índios foram localizados no centro-oeste do que hoje é a República Bolivariana da Venezuela. Prósperos fazendeiros envolvidos nas culturas de milho e legumes e banana plantações conucos, mas também guerreiros temíveis.

Ao longo de mais de um século representam as ações de mais longo, tenaz e organizado por uma tribo venezuelana resistência indígena. No século XX, o termo ocidentalização desaparecer. A avó materna de minha mãe, chamado Buenaventura foi um Jirajara indiano.





Falando de ocidentalização, há algum tempo atrás a minha atenção a origem dos sobrenomes, de alguma forma, me deu um pouco de conforto para pensar que meu veio da Europa, era uma espécie de como se gabar de que ele tivesse qualquer distinção sobre a origem do suposto. Impensável, encontrar uma outra diferente da raiz. Além disso, naqueles anos, o meu autismo diário, meu devaneio associado com minhas ambições humanas, encapsulado mantido meus pensamentos, tudo relevante foi o que poderia acontecer associado com meu bem-estar individual. Um dia, eu não sei exatamente quando isso aconteceu, eu comecei a ver a árvores, folha, montanhas, céu de forma diferente. Meu carinho para minha mãe biológica, aumentou o meu amor por minha mãe natural. E entendi que era hora de dar a volta a tudo o Planeta Terra que tinha feito até então para mim.

Este sentido de responsabilidade, tem sua gênese ou melhor, os seus genes, genes que não são o que trazidas pelos conquistadores, o sangue indígena dos nascidos neste continente que temos, que nós ignoramos que ex professo o desconhecido. Nossa vencedores educação ocidentalizada, vendeu a "crença" de que indígenas e desamparados, são quase os mesmos. Nada seres especiais. Backward e inimigos do desenvolvimento, do progresso. Errado meu orgulho, por um sobrenome testemunho mais vil submissão e viver dentro caucasiano paradigma. Powerful "evangelização" que nos fez ignorar a nossa essência.

A atitude ambiental, conservador americano flui através de seu sangue indígena. A visão de mundo do planeta, reverência a Mãe Terra é de origem indígena, que é o que nos fez cidadãos especiais, perceptivo, carinho, capazes de convivência com a natureza um estilo de vida.
Quando reserva nascidos nas Américas, são descendentes das várias ondas de imigrantes, eles também adquirem esse sentimento de pertença e carinho para estas latitudes. Há aqueles, antropológicos, sociológicos culturais fios invisíveis que as ligam, prendê-los e amarrado a esta terra andamos, o que nos distengen, que nos torna únicos.

Tardiamente, mas talvez até mesmo com algum tempo, acho que a pessoa que tem norteado a minha prática ambiental, meu Jirajara sangue.

Postado por Lenin Cardozo Parra


Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario