Powered By Blogger

sábado, 20 de diciembre de 2014

Entrevista com Lenin Cardozo Parra: Ser ambientalistas e não morrer tentando

Lenin Cardozo, profundo conhecimento da situação ambiental na Venezuela e no mundo, fundador de vários movimentos ambientais, promovendo a legislação ambiental como um desafio para demonstrar o quanto de dano produz o mesmo homem por um certo número de poluentes que devem ser observadas com muito cuidado pelos governos, evidenciada por sua recente proposta que visa Direito Penal para a Protecção do Lago de Maracaibo e Valencia Lake, hoje, é um dos escritores mais lidos de questões ambientais da América Latina. 

Sua longa carreira como um pensador e escritor, nos anos 80, quando, em seus dias de faculdade, com base nos azuis Venezuela ONGs ambientalistas (www.azulambientalistas.org). Recentemente, um link para a Secretaria Executiva Regional do governador do estado de Zulia, Francisco Javier Arias Cárdenas 2012-2016.
 
O ambiente Ing. Lenin Cardoso falou com alguns MaracaiboMia.Com¿Es que a partir da Universidade de Zulia ONGs ambientalistas terceira maior da América? Se .. foi fundada há 28 anos, para ser exato em 1 de Setembro de 1986, fundamos Universidade de Zulia os Organização Não Governamental "Ambientalistas azuis". É o terceiro em longevidade Américas (A primeira Sierra Club, na Califórnia, EUA, em 1892 e a segunda Greenpeace em Vancouver, Canadá, em 1971). Era uma organização que a ação direta não violenta, as abordagens de apoio em rigor e iniciativas ativismo reflexão / cidadão científica através de uma cena ambiental.Irrumpimos educação pública, observando que as muralhas da cidade não são de uso Exclusivo para propaganda política, nós merecemos limpa, cheia de lugares coloridos ou os cidadãos que buscam um ambiente melhor, uma melhor qualidade de espaços de convivência e sair para lutar contra as paredes das ruas por mais de 300 murais com mensagens educativas, ecológico e conservação.

Qual é o principal problema da falta de interesse na deterioração do meio ambiente? No balanço destes primeiros 10 anos do novo milênio, as questões ambientais revelou inúmeros esforços e acordos declarativas feitas pela ONU e pouca ou nenhuma ação adicional , a partir dos mesmos países convidados a parar a agressão vil que viola hoje à natureza. Estes são os eventos mais notórios desta década perdida.Cambio Climáticas e contaminadores.Se clube foram 18 cimeiras para enfrentar a mudança climática estão delineadas. Apesar deste grande número de chamadas onde a mudança climática era "verdade incômoda", o clube de países poluentes, "eficiente" se não chegaram a acordo, mas apenas entre si, para bloquear todas as iniciativas globais e não permitir avançar qualquer resolução convincente e coordenada contra o aquecimento global.
 
A década de impunidade ambiental.La poluição da água por óleo, mercúrio e substâncias tóxicas nos últimos anos, mesmo com a tecnologia inovadora foi terrivelmente desproporcional em comparação com décadas anteriores. Sempre que, além dos mares e lagos, mais da metade dos rios do mundo estão poluídos. O vazamento no Golfo do México, é apontada como a maior tragédia ambiental da história. Centenas de magnitudes importantes derrámense ocorreu ao redor do mundo nesta década e não havia nenhum tribunal internacional para julgar os responsáveis ​​por estes genocídio ambiental. A administração da justiça para os poluentes não existe.

Desastres Natural Nature reembolsar-nos com muita punição recebida e nesta década, pelo menos, a cada ano 250 milhões de pessoas foram afetadas. Sofremos apenas eventos em magnitude como o tsunami na Indonésia em 2004, 8,9 graus Richter com epicentro ao largo da ilha indonésia de Sumatra, o maior tsunami da história causando 226.408 mortes em doze países banhados pelo Oceano Índico, o tsunami de 2006 na ilha indonésia de Java, deixando cerca de 110.000 mortos e desalojou 7,7 magnitude, em 2007, o tsunami nas Ilhas Salomão, causada por dois terremotos, um de 8,1 graus Richter seguidos de mais 7,6 graus, com mais do que uma centena de mortos e mais de 5.409 deslocados.

Crise de alimentos e de biocombustíveis de tecnologias de biocombustíveis aparece no mercado internacional, e deslocamento de terra dedicada à produção de alimentos começa a crescer plantas neles com propriedades de biocombustíveis. São impostas regras do mercado de oferta e demanda, porque é mais rentável para produzir uma tonelada de biocombustíveis, uma tonelada de batatas ou arroz. Mesmo quando isso envolvia a vida de milhões de pessoas como resultado da fome, a cada dia tende a ser maior nos continentes da Ásia, África e latino Nesta década as condições que os cientistas Agro Food foram criados ter sido chamado de " tsunami silencioso "que nada mais é do que a previsão de inflação grave produto alimentar internacional da sua crescente escassez, juntamente com as secas ou inundações de terras férteis por mudanças climáticas. Esta se aproximando, enfrentar a nova década com fome sem precedentes nos países pobres, que são indefesos contra este novo fenómeno.
 
Beber conflitos pela água para controlar rios, lagos ou aqüíferos, estiveram presentes nesta década. Milhões de pessoas morreram em todo o mundo, a falta de água potável. É esta realidade, ele uniu os efeitos da mudança climática deshielamiento iniciar uma geleira acelerado, o que é perdido, a chance de ter água potável futuro porque ele vai para o mar e poluída. Tecnologias de dessalinização que transformam água do mar em água potável, em termos de solução de massa não está disponível para os países pobres. Segundo os cientistas previstos para esta nova década, haverá uma diminuição da pluviosidade. E quando eles ocorrem, eles serão seguidos e concentrou muito mais violento e as secas se tornarão mais intensas.Todo indica que nações com capacidade militar são preparados na próxima década "gerenciar" os grandes reservatórios de água potável .


Biodiversidade colina do século XX, com 100 espécies em perigo de extinção, a primeira década do Século XXI 1.500 espécies ameaçadas foram inventariados. O desmatamento da Amazônia, que nunca deixou, apesar de centenas de protestos e sacrifícios de muitos ambientalistas, foi uma das principais ameaças colocou em perigo muitas espécies de flora e fauna. A caça à baleia agressivo, golfinhos e proporções dramáticas atum diminuiu nessas populações. Na Ásia e na África, o inventário de espécies ameaçadas de extinção era tão grande quanto o realizado na Amazônia. Embora a ONU declarou 2010 o ano da biodiversidade no interesse de aumentar a consciência da importância e da necessidade de proteger e preservar todas as espécies existentes no planeta permanece visível falta de vontade política das nações em ação no cronograma questão vital.


Qual foi a razão para a fundação da Luz Tarefa Ambiental, Azul Ambientalista e Habitat? Tome frontalmente, a denúncia de contaminação atmosférica dos fumos de complexo petroquímico na região, com a impunidade, transbordando sem qualquer controle ou filtros, tóxicos tanto para a atmosfera e do Lago de Maracaibo, que produziram altos índices de câncer, doenças respiratórias, malformações em fetos, doenças oculares, incluindo males.Igual continuou apontando para a mineração de carvão na Sierra de Perijá, no estado de Zulia, onde além de agredir a natureza e deslocar os seus antigos habitantes, a comunidade aborígine na área, eles foram e ainda são a principal causa de doenças respiratórias sofridas pela cidade vizinha circundante ou onde a extração é realizada .

Ele é o líder da web Anca 24, Quão importante é a presença da mídia para criar consciência ambiental? Na área das comunicações, os ambientalistas azuis e uma equipe multidisciplinar são conduzidas por dois canais de notícias sobre a realidade ambiental das Américas. Nacionais e internacionais: próprios meios de comunicação Azul e Canal 24 Canal 24 e Agência de Notícias Ambiental das Américas, ANCA24. ANCA24 ITÁLIA: A Agenzia di Prima Notizie Ambientaliste, écologiste e Conservazioniste per le Americhe.1. Website: http://www.azulambientalistas.org/2. NOTIazul: Informativo Corpo Ambientalistas.3 Blue Foundation. AZUL CHANNEL 24: www.canalazul24.com4. CHANNEL AZUL 24: www.bluechannel24.com5. ANCA24: Notícias Ambiental, Ecológica e conservacionistas das Américas. http://anca24.canalazul24.com/6.ANCA24 CANADÁ: ambientais, ecologistas e conservadores Notícias das Américas http://anca24canada.canalazul24.com/7. ANCA24 ITÁLIA: Notizie Ambientaliste, écologiste e Conservazioniste dalle Americhe http://anca24italia.canalazul24.com/Según contra GOOGLE, visite-nos mensalmente mais de 300.000 ambientalistas Internet

O seu perfil de fala de uma pessoa residente no estudo, o quão importante é este? O estudo permite-lhe ver o mundo de outra perspectiva, ajuda a se concentrar sobre a realidade com outros olhos e bens. Por isso, é necessário estudar, investigar e disciplina de forma permanente. Estou deboto um santo ou um santo, que se os milagres e muitos "San Study", ao dever como pouco ou tanto eu cumprir nesta vida.

Quando os objetivos na hora de entrar nas áreas acima são definidas, é pensado para ser bem sucedido no sentido de os resultados? Quais foram os resultados da sua luta? Ser um ambientalista no país subdesenvolvido, onde sua agenda pública, é repleto de problemas sociais não resolvidos, é definitivamente um ato irresponsável, para não dizer quase heróica. Ainda assim, onde aparentemente tudo é contra a salvação do planeta está nas mãos dos ambientalistas. 

Tivemos a viver um mundo de novas realidades e desafios que justificam novas estratégias, novos pensamentos. A partir do Blue Foundation Ambiental, temos realizado campanhas de educação ambiental na escola, com o seu programa eco-escola, e consciência corporativa com o Programa de Econegócios.

Na área científica da Fundação azul Ambiental coordena, em associação com o Centro de Educação Popular "Jesus Rosario Ortega" (CEP), a Estação Biológica "Water Pessoas" para o estudo da flora e da fauna da costa e sua biodiversidade.
Nós assumir com responsabilidade o desafio eo sonho de uma melhor conquista do mundo. Alertando e orientando sobre os problemas ambientais que ameaçam a biodiversidade, os ecossistemas, fauna, flora e tudo sobre o espaço vital de todos. Nosso planeta Terra.

Paseo al Zoo_Niños de Capitán Chico_1O que devemos fazer para melhorar o nosso ecossistema? Nosso exemplo indivíduo é o primeiro passo. E refere-se a pedir para ser um cidadão melhor, um persona.Aprender melhor a apreciar que, mesmo em países como o nosso, nós somos privilegiados, porque você tem água, algumas até mesmo serviços inimagináveis ​​para muitas populações do mundo e este todos os dias parece irrelevante, é um tesoro. Que a soma do consumo diário de alimentos, de combustível, entre outras coisas, o que resulta por sua vez em uma grande produção de resíduos, as emissões de gases para a atmosfera, as águas residuais mais Para além das nossas casas, eles infiltrar nas águas subterrâneas, rios e mares, tendo um impacto sobre o meio ambiente. Ambiente onde também habitam outras comunidades não-humanos que serão diretamente afetados, mas controlar a consumos.

Que em aprender e explicar que a natureza tem uma rede de comunicação, qualquer derrapagem ou dano ambiental feito por nós em qualquer parte do planeta, oceanos ou continentes repercussões do Pólo Norte até a Patagônia. As alterações climáticas, o aquecimento global, a diminuição do ozônio, terremotos ou tsunamis, e deixou de ser palavras ou frases e distante a cada dia que nos aproximamos do nosso cotidiano. Os ambientalistas do mundo, comprometemo-nos através deste manifesto para atender as sete ações sagradas para salvar a Terra: Plantar árvores protege os animais e flora, desfrutando o prazer de ar, aspectos de água administra o fogo, o amor Terra e da Mãe Terra, valoriza vida.Defendamos com toda a força de nossos músculos, o nosso pensamento, nosso sentimento de país onde nascemos e à Pátria Voltamos para a viagem através das profundezas da eternidade, o planeta azul , a Terra.

Existem políticas ambientais em todos os níveis de governo? Há uma infinidade de leis em todos os níveis de governo, os níveis nacionais, regionais e locais que são desconhecidos para a maioria da legislação ambiental venezuelano poblacion.En Encontra-se as seguintes leis, normas e regulamentos: Constituição da República Bolivariana da Venezuela, a Lei de Gestão de Resíduos Integral, Direito do Ambiente, Direito Penal Ambiental, Lei da Água, Lei de Florestas e Lei de Gestão Florestal, Lei de Gestão da Zona Costeira Diversidade Biológica, Normas Técnicas Lei que rege a captura, troca, distribuição, comércio e transportes Tubarão, da Pesca e Aquicultura Lei, a Lei sobre Condições de Prevenção e Meio Ambiente de Trabalho, Lei sobre Substâncias Perigosas e de resíduos, folha de pagamento e Instrucional RASDA, padrões para materiais perigosos Controle e Gestão de Resíduos Perigosos de classificação de normas de água Padrões de Qualidade para a Classificação e Controle de Qualidade de corpos d'água e descargas de efluentes líquidos, você Guarda Ambiental?, trata regulamento sobre Serviços Ambientais, regulamento parcial da Lei Florestal do Solo e da Água de Direito Reflorestamento para a Protecção dos Animais Domésticos em Cativeiro e Liberdade, verifique todas as permissões que existem com o Ministério do Poder Popular para Ambiente na Venezuela, Site da Sociedade Venezuelana de Direito Ambiental.Y também infinito número de tratados internacionais ambiental.

En Neste sentido, Azul Aambientalistas sido criado como uma proposta à Assembleia Nacional três leis: Lei de biodiversidade para o Lago Lago de Maracaibo e Valencia, Direito Penal para a Protecção do Lago Maracaibo e Valencia Lake, Lei de Controle de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos.

Palavras que querem deixar ... Eu concluir esta entrevista com um manifesto que é o compromisso que quem neste mundo ter viajado com o objetivo de fazer a diferença na protecção do ambiente: uma criança de sete bilhões de seres humanos, registrado pelo das Nações Unidas, no início da segunda década do século, que será carregado durante os próximos anos. Todos os vários raça humana, os seres que a partir de agora "apellidaremos" significa humánidos, que o reino animal ou vegetal, acompanhamos uma forma-essencial que é por isso que damos o nosso surname- na aventura de fantasia sobre a vida Tierra.

Somos planeta categórico ao definir ambientalismo hoje como o respeito sagrado pelo dom da vida, o legado para aqueles que virão. É a recompensa com o amor mais profundo nossas duas mães, biológicos e naturais (Mãe Terra). O reconhecimento daqueles que foram nossos pais: árvores, montanhas, rios, lagos, cielo.Es proteger irmãos não-humanos invertebrados, vertebrados, anfíbios, o reino vegetal. Você pede perdão por aqueles que foram mortos ou roubado para ser esticada vida.

É a luta pela vida que dá sentido à vida. É o oposto de crueldade, ganância. É o caminho da paz espiritual, sem culpa. É a última proposta ambiental utopía.La, não uma terceira via, nem é o novo terno de uma esquerda ou a direita são diminuídas as suas propostas eleitorais. Nem, é uma seita ou uma nova religião. Hoje é a única maneira de valorizar a vida. Vivemos novas realidades que exigem novas estratégias gritos. Está repensando uma mudança em nosso contrato social sectária contrato natural inclusive. Exigimos códigos de ética global. Mude esse conservador "senso comum", um ser humano sentido ambientalista.

El tem a capacidade de se reinventar e para o planeta exige que a metamorfose, a inteligência de combinar esforços e específico, em geral, próprio, aprendeu ou conhecimento empírico, mas todos com um objetivo comum, a preservar a Terra. Ser um ambientalista é um comprometido, firme e postura ativista. Não é agir como um avestruz, que antes o mal-entendido ou perigo enfia a cabeça em um buraco, para fugir da realidade. Proteger espécies (humanus e humánidos) na natureza, é a velha luta desafío.La entre civilização e da Terra, e deve desaparecer radicalmente substituir a convivência amorosa, igual, mutuamente aportativa entre a Terra e da civilização (que a paz fértil) para salvaguardar o maior milagre do Planeta Azul: existência.

Sendo ambientalistas e não morrer tentando, como demonstrado por esses 26 anos de criatividade e compromisso com uma mejor.Defendamos mundo com toda a força de nossos músculos, o nosso pensamento, nosso sentimento de país onde nascemos e do país, onde a mãe voltar para a jornada pelas profundezas da eternidade, o planeta azul, a Terra.

Lenin Cardozo, atual Autoridade Único do Meio Ambiente de Zulia: Ele é um engenheiro de pós-graduação na Universidade de Zulia. Foi secretário de Obras Públicas. Tem pós-graduação em MBA, Gestão Pública, Filosofia e Doutor em Ciências, escritor autor de vários livros, CEO da Canal Azul 24 (www.canalazul24.com) e canal Azul 24 (www.bluechannel24.com). Fundador da Azul ONGs Ambientalistas www.azulambientalistas.org/ e HabitatPublicadas por Lenin Cardozo Parra.



Tamanho: Amaral

No hay comentarios.:

Publicar un comentario