Powered By Blogger

miércoles, 17 de diciembre de 2014

Florestas costeiras


Nas Américas, a expansão das cidades costeiras e marítimas, nas últimas décadas, como resultado do crescimento da população contribuiu para a quase extinção das florestas costeiras, que representam importantes ecossistemas que têm sido o porto seguro de uma variedade de vida selvagem e flora. Aos poucos fomos curvas essas fronteiras verde a desaparecer-los em muitos casos. O que no passado significou grandes paraísos para muitas espécies foram agora substituídos por prédios, vivendas, casas ou ruas turísticas que fazem fronteira com estas costas.

Este artigo visa esclarecer o leitor brevemente e espera a partir deste pouco conhecimento de adicioná-lo à defesa dessas reservas naturais protegidas.

Essas comunidades florestais de florestas costeiras são representadas principalmente por manguezais, florestas de praia, zonas húmidas e matas ciliares, na maioria dos casos são os últimos pulmões e rins que cabem muitas dessas cidades em expansão. Estatuto privilegiado e, por sua vez desvalorizado, para quem liderizan planos de desenvolvimento urbano dessas localidades. Entramos no novo século com mentes ainda fechados para o mundo é o lugar, só os seres humanos e outras espécies são a apreciá-los em zoológicos e jardins botânicos, na melhor das hipóteses. É inaceitável pensar que a nossa chegada no mundo que você também está removendo um espaço para os outros seres.

Cintos de manguezais são uma das florestas costeiras que estão mais ameaçadas. Eles consistem de árvores e arbustos que crescem abaixo da água de alta de marés vivas, são caracterizadas por uma diversidade florística produto especial que algumas plantas podem tolerar e florescer na lama salina e resistir a inundações freqüentes pela água do mar. A maioria das espécies animais encontradas em manguezais também ocorrem em outros ambientes, como praias, rios, pântanos de água doce ou em outras formações florestais perto da água. Em geral, as espécies animais estritamente limitados aos manguezais são muito poucos (caranguejos têm um maior número de espécies em manguezais). Os manguezais também são santuários de aves endêmicas e migratórias.

Além disso, a biodiversidade das florestas praia é extremamente frágil. No geral estão acima da marca da maré alta em solos arenosos e pode juntar-se as florestas de terras agrícolas ou de montanha. A vegetação na praia dunas é limitado devido às condições difíceis, devido a condições climáticas extremas (ventos fortes, salinidade, falta ou excesso de umidade). Eles são muito sensíveis a mudanças no ecossistema. Uma ligeira mudança no nível das águas subterrâneas, por exemplo, poderia remover a vegetação. Esta vegetação praia têm um papel importante na estabilização do solo. Como nos manguezais espécies animais dominantes são caranguejos e moluscos. As praias também são os únicos locais de reprodução de tartarugas marinhas.

Igualmente importantes são as zonas húmidas e florestas pantanosas são áreas periodicamente inundadas pelas águas dos rios (diária, mensal ou sazonal), as marés e inundações. Eles estão localizados em altitudes um pouco mais elevados do que os mangues. Eles são influenciados por movimentos das marés e pode ser inundada por água doce ou salobra levemente duas vezes por dia. Sua vegetação natural é mais diversificada do que a dos manguezais.

Finalmente, matas ciliares, que são rios adjacentes ou próximas. Caracterizada por ser extremamente denso e produtiva, tem um grande número de escaladores. Além de seus valores estéticos e de lazer são importantes para preservar a qualidade da água, controle de erosão e refúgios de vida selvagem, especialmente para anfíbios e répteis. Macacos e outros mamíferos e aves arborícolas são muitas vezes abundante neste tipo de floresta.
Agradeço o tempo leitor e tudo o que a partir de agora pode fazer para nos ajudar a sensibilizar para deficientes físicos e defender estas florestas.


No hay comentarios.:

Publicar un comentario