Powered By Blogger

domingo, 14 de diciembre de 2014

Os povos indígenas das florestas primárias




Dos 300 milhões de indígenas no mundo, as florestas primárias têm sido o refúgio de cerca de 150 milhões. Eles estimaram que cerca de 1.500 grupos étnicos ou tribos estão alojados. O amor de mãe natureza, sua reverência diária em agradecimento pela comida que ela proporciona, é o denominador comum dessas comunidades.

Para estes povos nativos, o respeito à vida é o principal valor é tão sagrada. A ganância, ganância e acumulação de riqueza, são comportamentos que estão fora sua visão de mundo da vida. Tão antiga quanto as florestas primárias são aquelas comunidades. E seu destino, ele é ligado à fragilidade dessas florestas. Aqui é descrito muito sucintamente, o estilo de vida dos principais comunidades indígenas em seus respectivos ambientes.

Os povos indígenas da Amazônia

rituales del mundo_02Amazon, também chamado de selva equatorial ou a selva amazônica, possui uma área de 6.000.000 quilômetros quadrados e inclui nove países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia e Guiana: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Esta floresta primária é o lar de cerca de 20 milhões de indígenas, incluindo cerca de 180.000 índios e muitos mais caboclos (habitantes tradicionais da floresta indígena e Português). Distribuída em 215 grupos étnicos diferentes e 170 línguas diferentes. Entre os principais grupos incluem Aché, Arahuac, Arutani, Amanyé, Awa, Baniwa, Botocudo, Chamacoco, Chiripá, Kubeo, Enawene Nawe (Salumã) Guajibo, waraos, Mapoyo, maquiritare, Pemon, Piaroa, puinabe, Sape, Yaruro , Guenoa, Guarani, Guaycurú, Hupdë, Kaingáng, Kamayurá, Karajá, Kayapó, Korubo, Mbyá, Munduruku, Ofaié, Guarani-Kaiowá, Panará, payaguás, Pirahã, Quilombolo, Tapirapé, Ticuna, Tremembé, Tucano, Tupi, tupiniquins (Tupinikim) , Xavante, Xoko, Xucuru, Yanomami, Yawanawa

rituales del mundo_05A maioria dos povos indígenas da Amazônia têm visto a sua minimizado após sucessivas invasões, expulsões e usurpações nas mãos de governos, empresas madeireiras, fazendas de gado e território grandes plantações. Entre em contato com os colonos, garimpeiros e outros trabalhadores, que muitas vezes operam ilegalmente, tem causado epidemias de doenças continuam a que os povos indígenas não têm imunidade. Muitas comunidades têm sido dizimadas. Dependem da floresta para viver. Selva extraído comida, abrigo, ferramentas e medicamentos. As florestas também desempenham um papel crucial na sua cultura e crenças religiosas

Os povos indígenas das florestas da América do Sul Altiplano

As terras altas da América do Sul é um dos territórios que concentra uma alta população de comunidades indígenas. Cerca de 25 milhões são estimados, distribuídos em mais de 100 grupos étnicos. Dos quais 10 milhões são dependentes das florestas. Na Argentina e no Chile, os Mapuche de Huitrapulli; o Pehuenche vivem em florestas de araucária no Vale do Chile Quinquen; Wichi ou cidade no norte da Argentina. Tradicionalmente, esses povos têm sobrevivido graças à riqueza natural da floresta que habitam. Além disso, essas florestas são a base da religião, espiritualidade e cultura

Ele também destaca a Aymara, o que representa uma população de cerca de 4 milhões de pessoas no subcontinente. Falante Quechua com uma população atingindo 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Os Atacameños, cuja visão de mundo, expressar uma relação profunda e intensa interação com a natureza, especialmente com água, uma vez que é uma sociedade de cultura deserto. O Collas, onde a sua cultura está ligada à cosmovisão do mundo andino, com base em um conhecimento profundo da flora e da fauna que vivem com eles, nas zonas de montanha.

Outros grandes grupos étnicos: Huanuco, Ashaninka, chamicuro, Culina, Machiguenga, Nomatsiguenga, Yine, shawi, Shiwilu, Harakmbut, Bora, Huitoto, Ocaina, Achuar, Awajun, Kandozi, Wampis, Jibaro Amahuaca, Capanahua, Cashibo-Cacataibo, kaxinawa, Mayuruna-Matse, Nahua, Sharanahua, Shipibo, Conibo, Yaminahua, Capanahua, Cashibo, Cacataibo, Kaxinawá, Mayuruna-Matse, Nahua, Sharanahua, Shipibo-Conibo, Yaminahua, Yagua, as pessoas Ese Ejja, Orejon, Secoya, Kukama, Kukamiria, Arabela, Iquito, Tikuna, Urarina, Jaqi, Tupi Guarani Chiriguano, Izozeño, Guarayos, Siriono, Yuqui, tapieté, Guarasug'we, Chiquitano, Mojeño, Baure, Tacana, Esse Ejja, Cavineño, Araona, toromonas, Cayman, Mosetenes, Mataco Noctene, Chipaya, nitrato, Iruito, Ayoreo, Chacobo, Yaminahua, spadefish, Itenez, Yuracaré, Movida, Cayuvaba, Canichana, Lecos.

Os povos indígenas da América do Norte

Cerca de 4 milhões de nativos indígenas ou aborígenes, como eles se chamam, organizados em mais de 300 tribos vivem no grande continente da América do Norte. O território canadense é a reserva natural da maior parte desses grupos étnicos, os índios representam 5% da população, com a maior proporção na floresta boreal, onde eles chegar a 15% no território de Yukon e 10 ou 12% no Nordeste. No Alasca Aboriginal pessoas compõem cerca de 3% do total, a que acrescentamos um aumento de 3%, representado pela Inuit das zonas costeiras.

Atualmente a população indígena das florestas boreais da América do Norte são divididos, com base em critérios linguísticos em dois grupos: no oeste e norte estão concentradas em torno de 30.000 Athapaskan, e no leste e sul estão localizados perto de 100.000 algonquianos. No Alasca atingir entre 6.000 e 7.000 Athapaskan, menos da metade do que manter as respectivas línguas; os mais numerosos (cerca de 2.200) são os koyukons, vivendo na bacia Koyukuk, um afluente da margem direita do Yukon, e na bacia média dos últimos, e os seus vizinhos pelo NE, o Kutchins ou "Gwich'in "totalizando 2.600 dividido entre o Alasca i Persones território de Yukon canadense. O Kutchins são a mais setentrional do Athapaskan e possivelmente melhor preservar as suas tradições e língua.

A taiga canadense Athapaskan, são estimados em cerca de 30.000, que se estende entre o território de Yukon e NW., Por um lado, e as províncias vizinhas de British Columbia, Alberta, Saskatchewan e Manitoba, por outro. No território de Yukon habitada entre 3500 e 4000 e os mais numerosos (cerca de 1.500) são os tutchones, que vivem na SW desta área, eo Gwich'in mais ao norte, na província de British Columbia vivo sekanis, o tahltans, transportadores, o Chilcotins, uma fração dos castores, a maioria dos quais vivem em Alberta, e uma parte da kaskes e tagishos, que também habitam a região sul do território de Yukon; juntos, eles são um pouco mais de 6.000 pessoas. Na área montanhosa de NW encontrar os tanaines, os tananes, o Gwich'in (também eram chamados de "cruzados"), o Han, as tahitans e lebres. O Gwich'in, cujo nome significa etimologicamente, "povo", constituem um grupo de tribos distintas, principalmente através do seu território.

Outro grupo cuja língua nativa pertence à família Nadene são o Haida. O Haida residente nos Queen Charlotte Islands de British Columbia e Prince of Wales Island no sudeste do Alasca e estão estimadas em 5.000 pessoas.
Entre os povos de língua de Algonquian, encontramos diferentes grupos de ocidentais pensam são distribuídos ao leste e ao sul dos rios Escravo e Athabasca, e em uma ampla área do que é hoje Manitoba, leste do lago Winnipeg e até mesmo baías Hudson e James, plantas vivas e os Ojibwa pensar. Outro grupo importante são "a ne-enoilno pessoas perfeitas. Atualmente são cerca de 7.000 pessoas que vivem em nove reservas Quebec.

Globalmente, estima-se que no Canadá cerca de um milhão de pessoas indígenas, onde quase 80% está concentrada em ações ou pessoas que estão vivendo nas florestas boreais. A floresta não só fornece o alimento e proteção, é a cena de sua visão de mundo da vida. As pessoas do Nuxalk, por exemplo, vivem por 10.000 anos, no coração da floresta "Great Bear Rainforest"; na costa oeste da província canadense de British Columbia. Uma das principais fontes de alimento Nuxalk é salmão. A derrubada de grandes áreas de floresta resultou na contaminação dos rios que impactam diretamente salmão não pode gerar, quebrando assim o equilíbrio ancestral da cadeia alimentar. Este original povos indígenas têm mantido uma defesa de sua soberania e independência para viver em seu território tradicional.

Inventário das corridas mais importantes do subcontinente, destacamos a Achomawi, Accohannock, Apache, Aravacos, Cherokee, Cheyenne, Dakota, Yaqui, Tarahumara, Catawba, Chinanteca, Comanche, Crows, Creek, Hopi, doninhas, Inuit (esquimós) Iroquois, Lakota, Lenape, Pawnee, Pipiles, Miami, moicanos, Mojave, Navajo, Blackfoot, Pottawatomie, Seminole, Shawnee, e Sioux.
Tribos de Alaska: Afognak, Kuqa, Akiachak, Akiak, Akutan, Alakanuk Alatna, Aleknagik, Algaaciq, Allakaket, Ambler, Anaktuvuk, Yupiit de Andreafski, Angoon, Aniak, Anvik, Árctico, Asa'carsarmiut, Atka, Atqasuk, Atmautluak Vila de Afognak, Alaska.

Os índios americanos em suas crenças nativas mostrar uma base muito importante do respeito ao meio ambiente natural à sua volta, a natureza que lhes permite sobreviver e eles fazem parte. De acordo com este conceito religioso, não havia limites entre o mundo dos seres humanos, animais e plantas. Reverenciar um "pit pai" e "mãe terra", que ajudou a explicar a ressurreição anual da natureza. Todos os povos da taiga acreditava na existência de "mestres" espíritos animais, opinião que lembram Inuit (cosmogonia dos Inuit). Assim, por exemplo, é respeitada, especialmente o urso, o respeito que se manifesta com os festivais dedicados a ele e a matança ritual.

Os povos indígenas nas selvas do Sudeste da Ásia

Da Índia para Nova Guiné para Indochina, Malásia e através de uma cadeia de mais de 20.000 ilhas, floresta tropical mais antiga do mundo se estende. Esta grande floresta primária é hoje o mais ameaçado, devido à pressão insustentável de crescimento da população. Sudeste da Ásia é uma região densamente povoada em que cerca de 550 milhões de pessoas, cerca de um sétimo dos habitantes da Ásia ao vivo. Nele há uma grande diversidade étnica, que vive principalmente em deltas, planícies aluviais e vales fluviais. O Delta do Mekong e Hong são as áreas mais densamente povoadas. Eles estimam que nestes territórios vivem cerca de mil tribos. Entre os principais grupos étnicos têm o Kayah, Brek, Bwe, Manumanaw, Paku, Yintale, Yimbau, Karen Black (Geba e Pa'o), Padaung, Latha, Pwo, ou S'gaw Karen White, Zayein, Toraja, Shan e Kachin.

rituales del mundo_17Em Nova Guiné mais de 800 idiomas, um terço das línguas existentes falada em todo o mundo. A Asmat, Baruya, Dani, Etoro, Korowai, Lak, Lakalai, Lesu, Maisin, representam os seus principais grupos étnicos. Muitas dessas culturas dependem das florestas para manter seu modo de vida, como aconteceu por muitas gerações. Em sua visão de mundo, há elementos comuns: Eles acreditam que cada objeto, montanha, rio ... tem um espírito. Alguns deles voluntários, e outros malévolo.

Os povos indígenas da África Central


A maior concentração de povos indígenas da África, que vivem na Bacia do Congo. Tudo dependerá do futuro das florestas. Os dois principais grupos são os Bantu Ocidental (que representa mais de 400 grupos étnicos melanoafricanos povos e suas principais grupos étnicos são o Fang, Baquba, Baluba, Lingala, Bakongo, Hutu, Baganda, Kikuyu, Tongas, Bechuanas, Herero, Swazi , Sotho, Zulu e Xhosa) e os chamados pigmeus (Estima-se que os pigmeus Babongo e Babinga constituem 10% da população da sub-região, 300.000). 

Este último pertence a um grande número de grupos étnicos que vivem em território Africano Central compreendendo Camarões, República Centro Africano, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Congo e Gabão. A aldeia pigmeu consiste em diferentes grupos que vivem em territórios de selva principalmente pela caça e coleta de frutos coletados na floresta, eles também sabem usar como medicamento. À semelhança de outros povos indígenas, muitos deles foram expulsos de suas terras devido ao desmatamento, a declaração de parques nacionais e atividade extrativista dos recursos florestais. A floresta é a sua razão de ser e de viver, casa de cultura e espiritualidade. "La Foret pleure" -a floresta llora-. Descreve a tribo Baka (Pigmeu étnica), as árvores produtoras de crack caindo sobre a vegetação rasteira, seguindo o barulho de serras.

Os povos indígenas das florestas europeias

As florestas primárias e boreais da Europa representam entre 1% e 3% das florestas do mundo e são o lar de mais de 100 mil índios. Na parte norte da Escandinávia e da região russa de Murmansk habitamos, os lapões, que vivem renas. Especificamente, o povo Sami, Sami Sami e se instalaram na chamada região da Lapónia, que abrange o norte da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, no noroeste da Rússia. São cerca de 82 mil pessoas. Não existem estatísticas oficiais da população, mas estima-se que cerca de 50.000 vivem na Noruega, na Suécia, 20.000, 10.000 na Finlândia e 2.000 na Rússia. Os lapões reivindicaram para si o seu estado indígena.

 Outro grupo étnico major são o Komi (cerca de 24.500 pessoas) que residem principalmente na República de Komi na parte europeia da Rússia eo resto em outros distritos da Federação. Também as Yakuts, que são mais de 250.000, o Evenk (mais de 30.000), o khantis (22.000), o Ainu (16.500), o Mansis (pouco mais de 8.000), os Selkups (3500) e (TFE Cerca de mil pessoas). Mais a leste, na região de Archangelsk e da República de Komi, viver os Nenets são uma comunidade que equivale a 30.000 índios e Komis para 7000. Os Nenets habitam a região polar da Europa nordeste e noroeste da Sibéria. Seu mundo é a tundra e floresta-tundra, uma região gelada com muitos rios e pântanos.

Cultura e língua dos Nenets estão desaparecendo. Desde séculos, a migração de Nenets regido pelos ciclos da rena. Eles viviam como caçadores e pescadores e adequados a sua vida à tundra. No início do século XX, o Estado soviético estabelecido fazendas coletivas e forçado a deixar sua vida Nenets nômade. Desde os anos 50, o habitat desta vila foi destruída por grandes grupos de empresas madeireiras, petróleo e produtos químicos: o Nenets perdeu pastagens e assentamentos industriais trouxe chuva ácida e poluição. Os metais pesados ​​e outras substâncias tóxicas se acumulam nos musgos e, com eles, a rena. Através do último são introduzidos na cadeia alimentar dos Nenets. Por seu lado, as regiões de Komi e Archangelsk observar como a destruição das florestas está se acelerando. O principal alvo dessa madeira são os mercados da Europa Ocidental e da Finlândia.

Os lapões são os últimos povos indígenas da Europa. Eles vivem no norte da Escandinávia e partes da Rússia. Como os Nenets, a cultura é marcada pela criação de renas, caça e pesca. A floresta oferece iguarias como cogumelos, chá de casca de bétula, frutas, mel, nozes e numerosas plantas medicinais. Criação de renas, mas foi modernizado, continua a ser o núcleo de sua cultura. Timber e busca por matérias-primas ameaçam a base da vida Lappish: a floresta.

Os povos indígenas da taiga siberiana

As florestas nevadas da Rússia asiática são o terço oriental da Federação Russa e abrange mais de 663 milhões de hectares. Existem áreas de deserto de floresta primária que funciona a partir do Ártico, no nordeste da Sakha, para a região subtropical ao longo da bacia dos rios Amur e Ussuri no sul. A floresta constitui 45 por cento do território, e varia de tundra floresta no norte a temperado no sul. 

Estas florestas também são o lar de povos indígenas. O mais representativo desses povos indígenas são o Nanai, que habitam as margens do rio Amur na região de Khabarovsk. Sua população é estimada em 20.000 pessoas. 

Durante séculos, o Nanai ou "moradores" têm lá suas áreas de caça e pesca. A temporada que determina o que é eo que é a caça. E a pesca é uma rica fonte de alimento. Tradicionalmente, as peles de peixe feita sapatos e roupas. Outros povos indígenas são a Ulchi, vivendo nas mesmas áreas de rega do rio Amur. Sua população é estimada em 4.000 pessoas. Atualmente, seu habitat e sobrevivência de sua cultura estão ameaçados pelo impacto ecológico sofreu seu habitat ancestral. Sua visão de mundo compartilhada, é o culto do naturaleza.Lenin Cardozo | http://lenincardozo.blogspot.com/

No hay comentarios.:

Publicar un comentario